domingo, 25 de maio de 2014

Vamos aumentar as movimentações sociais no ES?

Olá pessoal! 

Estamos aqui para contribuir um pouco com informações sobre movimentos sociais no Espírito Santo e no Brasil, para conhecermos as movimentações existentes no nosso país que buscam transformações sociais em diversos âmbitos. Então vamos lá!

Hoje vamos falar sobre a EDUCAFRO – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes. Sua criação deu-se a partir de um momento na Igreja Matriz em São João de Meriti/RJ, onde o frei David Raimundos dos Santos, frade franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM) na Província da Imaculada Conceição da Brasil (São Paulo) estava reunido com cem jovens negros e carentes, conversando sobre a fé. Por curiosidade, Frei Davi perguntou quantos presentes queriam ingressar nas universidades. Somente duas pessoas responderam afirmativamente, e confessaram ser esta a vontade de suas mães, que trabalhavam como serventes na instituição e foram contempladas com bolsas de estudos. Frei David, com esta informação, fundou em 1992 o projeto Educafro, uma influente rede de cursinhos pré vestibulares comunitários empenhada na democratização do acesso às universidades públicas, estando presente em estados como o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e São Paulo. Há também a possibilidade de ingresso às universidades particulares com bolsas de até 100% no território nacional. Também existem universitários da Educafro até em Cuba! Com isso, na última década, mais negros entraram nas universidades do que em todos os séculos anteriores somados.

A missão da Educafro é de promoção à inclusão da população em especial negra e em geral pobre nas universidades públicas e particulares com bolsas de estudos, através do serviço voluntário ofertados nos núcleos pré vestibulares comunitários e setores da Sede Nacional, em forma de mutirão. Sua luta é para que o Estado cumpra suas obrigações através de políticas públicas e ações afirmativas na educação voltada para negros e pobres, possibilitando a diversidade étnica no mercado de trabalho, a defesa dos direitos humanos e o combate ao racismo.

Assim, a Educafro tem o objetivo de reunir pessoas voluntárias que lutam pela inclusão de negros e pobres nas universidades públicas e particulares com bolsas de estudos, possibilitando o empoderamento e mobilidade social para a população pobre e afrobrasileira. São objetivos específicos da Educafro:

  • Organizar e provocar o surgimento de núcleos de pré-vestibular (novos núcleos) nas periferias de todo Brasil;
  • Proporcionar surgimento de novas lideranças e cidadãos conscientes nas comunidades e nas universidades;
  • Ofertar formação cidadã e acadêmica através das aulas de professores voluntários nos cursinhos comunitários;
  • Apresentar propostas de políticas públicas e ações afirmativas aos poderes executivos, legislativo e judiciário;
  • Difundir princípios e valores que contribuam para a radical transformação social do Brasil e Américas, com fundamento no ideário cristão e franciscano;
  • Despertar nas pessoas a responsabilidade e autonomia na superação de dificuldades as tornando protagonistas de suas histórias;
  • Valorizar radicalmente, a organização de grupos sociais e populares como instrumento de transformação social e pressão junto ao Estado.

É simples fazer parte da Educafro! Quem já concluiu o ensino médio ou está prestes a terminar e deseja ingressar na universidade, ou tem interesse em tornar-se um professor voluntário no projeto deve participar das reuniões que acontecem às quintas-feiras às 18:00h ou aos sábados às 16:00h na Sede Nacional, situada à Rua Riachuelo nº 342, no centro de São Paulo/SP.


Então, vamos expandir a Educafro para o Espírito Santo?



Onde encontrar estas informações:

http://www.revistaafro.com.br/gente/frei-david-dos-santos/

Um comentário:

  1. Muito bom este texto...precisamos mesmo movimentar a sociedade para o despertamento frente aos grandes desafios, apontando alternativas estratégicas ...

    abração,

    Flaviane Delanos

    ResponderExcluir